quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oyster Card




O Oyster Card, muito falado por aqui, é o cartão recarregável usado em vários meios de transporte em Londres. Ele serve como integrador do sistema de transporte da cidade.
Eu recomendo muito que, quando você chegar a Londres, compre imediatamente seu Oyster Card porque usá-lo é o meio mais barato de circular pela cidade, pois em comparação com tickets normais, o Oyster sempre vai ter um valor mais baixo. Exemplo é a passagem de metrô dentro da zona 1. Se você comparar o ticket normal paga £4,00 se carregar no seu Oyster vai lhe custar somente £1,80.
Existem várias maneiras de carregar seu Oyster. Entre elas:
  • Pay as You Go: Como o nome diz você carrega um valor, e cada vez que você utiliza um meio de transporte, o valor é descontado da quantia na qual você carregou. Se você for realizar várias viagens durante o dia, não é a forma mais aconselhada de carregar o cartão.
  • Diário: Você compra um passe diário para usar o sistema de transporte quantas vezes quiser. O preço varia de acordo com as zonas que você for freqüentar e se você quiser utilizar só ônibus ou usar metrô também.  
Quando você comprar o passe de metrô, que é mais caro, obviamente você pode utilizar trens (somente dentro das zonas escolhidas) e ônibus também (qualquer zona da cidade).
  • Semanal, Mensal e Anual: Assim como o passe diário, você pode comprar o passe para estas três opções também. Quando eu morava em Londres, recarregava semanalmente, pois não tinha um planejamento de como ia ser o meu mês e se eu iria passear bastante ou não.  Se você compra o passe anual e o mensal, tem um pequeno desconto em relação aos outros, assim como o passe semanal é mais barato que o diário (em comparação).
Como usar o Oyster Card:
Assim que tiver carregado você já pode usar o Oyster.
Nos metrôs e nos trens você verá as catracas na entrada e na saída. Você deve tocar seu cartão nos "leitores amarelos" para que seja  registrado o valor, na entrada e na saída do metrô. Se você só tocar na entrada, por exemplo, o valor máximo será cobrado que é £7,00  e você também poderá ser multado.


Nos ônibus você deve tocar o cartão no leitor só na entrada, para que assim seja registrado valor. é muito comum que nos ônibus tenham fiscais e caso você não passar o cartão será multado em aproximadamente £50,00.
Se você tiver crédito o leitor irá mostrar uma luz verde e abrir a catraca nos caso do metrô. Caso você não tenha crédito necessário no seu cartão, uma luz vermelha vai aparecer e você não poderá passar.







0 Comentários:

Postar um comentário