quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Emprego - Currículo

Se você não está indo a turismo para Londres com certeza vai querer saber sobre como conseguir emprego.
Não tenho como dizer como conseguir emprego, mas posso dar dicas sobre como fiz para conseguir.

A primeira coisa que deve ser feita é traduzir seu currículo para inglês, colocando o seu número de celular inglês e seu endereço em Londres. O currículo não deve ser muito grande, no máximo duas páginas, e nele você deverá colocar principalmente:
  • Informações pessoais : O básico, endereço, celular, data de nascimento, nacionalidade, insurance number, etc
  • Profile: Aqui você deve se descrever, fale de suas habilidades etc
  • Educação: Sua formação, cursos etc
  • Outros cursos e habilidades: Computação e línguas que fala (colocar o nível)
  • Work Experience: Suas experiências profissionais resumidas.
Depois que você tiver seu currículo pronto o que fazer?

Quando eu cheguei em Londres saí distribuindo meu currículo em vários lugares, pois queria arranjar um emprego não importando onde fosse. Se você quer fazer o mesmo, não tenha vergonha e entre nos lugares que gostaria de trabalhar e pergunte se há vagas. Tente falar com o gerente, pergunte para as pessoas como elas conseguiram aquele emprego etc... Eu consegui meu primeiro emprego assim. Não se esqueça de imprimir várias cópias do currículo (isso pode sair meio caro pra quem não ganha em libras mas é importante)!

Uma coisa muito importante para conseguir emprego rápido é seu nível de inglês, mas não aquele que você acha que tem, mas o que realmente tem. Se você se comunica com facilidade, entende tudo que eles dizem com clareza, certamente encontrará emprego rápido. O inglês britânico realmente é mais difícil de entender claramente no início, mas depois você se acostuma.

A experiência na área que você está procurando emprego também é muito importante, por isso muita gente coloca no currículo trabalhos que não fez anteriormente. Eu acredito que não tem problema colocar algum trabalho que você não teve realmente, desde que você realmente saiba a fazer. Por exemplo: não diga que você trabalhou como garçom ou garçonete num restaurante  chique se você não consegue carregar mais do que dois pratos em uma mão, porque um garçom de verdade sabe colocar mais de 10, e se te pedirem pra fazer isso você não vai conseguir  e vão perceber que você mentiu.

Também procure empregos online. No Gumtree tem bastante ofertas de emprego e open days. Open days são dias em que o estabelecimento entrevista várias pessoas e geralmente recebem todos os candidatos e é uma ótima maneira de conseguir emprego. Eu e meu namorado conseguimos alguns de nossos empregos assim. Fique sempre de olho pois há bastante oportunidades.

Acho que é isso. Se alguém tiver dúvidas me escreva daphnesamios@gmail.com que eu tento responder por aqui!

Um exemplo bem básico para vocês usarem  como modelo: Currículo exemplo básico



bjs





1 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Daphne, ficou muito legal suas dicas, principalmente porque vc colocou o modelo do curriculum direto aqui, tudo rapido, sem ter que abrir pdf ou sei la mais o que.
Parabens!!

Postar um comentário