terça-feira, 24 de agosto de 2010

O sistema de transporte de Londres - Metrô

Quando agente chega em Londres pela primeira vez, acha que vai se perder, pois são tantas linhas de metrô, tantas estações... Mas na verdade é um dos melhores sistemas de transporte do mundo e muito fácil de se achar e de descobrir para onde ir!
O Metrô - tube ou underground como os ingleses chamam - possui nove linhas de metrô, mais as linhas do DLR e o overground (trem de superfície). Cada linha possui uma cor e um nome.
Essas linhas te levam a quase todas as zonas de Londres, entretanto quanto mais longe do centro (zona 1) mais caro é a tarifa (fares). Existem vários tipos de tarifas, desde comprar um bilhete para uma single trip (só ida), comprar um bilhete para o dia inteiro, ou, a opção mais barata, comprar um Oyster card (custa aproximadamente £6), que é o cartão que você recarrega e usa. Por exemplo: se você comprar um bilhete só de ida paga £4, se você carrega seu Oyster, paga £1,80 o trecho, mas isso só pra zona 1! Lembrando, que você pode trocar de linha quantas vezes quiser quando estiver lá dentro, sem precisar nenhum valor adicional!
O Oyster card tem muitas outras vantagens, como carregar semanalmente, mensalmente etc. e usar quantas vezes tu quiser em qualquer sistema de transporte (desde que seja dentro das zonas pelas quais você pagou). Também é possível agendar o recarregamento automático do cartão, entre outras vantagens....
O metrô tem muitas vantagens, é bem rápido, quase nunca atrasa (exceto nos horários de pico, ou quando acontece algum acidente..), fácil de se localizar, em todas as estações existem mapas disponíveis, seguro entre muitas outras.
No site do TFL (Transport for London) se encontra todas as informações sobre o sistema de transporte da cidade! Tudo mesmo! Todo dia, antes de sair, eu checava se as linhas de metrô que eu ia utilizar estavam atrasadas, por exemplo.
Esse é o famoso símbolo do metrô! 
Quando você ver este símbolo na rua, significa que lá tem uma estação! 



Dentro do metrô 
Minha irmã e eu na estação de Camden Town


0 Comentários:

Postar um comentário